caminhante
“Ah, mas eu tô sem grana!”

Ok. Mas primeiro tenha a certeza de realmente estar sem grana. Não deixe de dar um presente usando essa desculpa. Porque ela/ele vai saber e você não estará sendo nem leal, nem generoso…  E uma boa relação (de qualquer natureza)  precisa disso em sua construção. Os dois tem que ser generosos.

Para de sonhar um caso perfeito, uma noite perfeita. Parta para a construção de relações perfeitas. Não serão nunca perfeitas mas lembre: faz-se caminho ao andar (*).

Uma viagem pra mim começa quando estou fazendo as malas, ou bem antes. Mas quando fecho os portões da casa desligo totalmente. O taxi, os transtornos no aeroporto ou na rodoviária, já é outro planeta. O caminho já é a viagem.  Porque já não tem volta.

Então vale a pena ter essa meta em relação as pessoas e fazer uma boa viagem. Todas as pessoas que encontramos no caminho, são também caminhantes. E quanto mais verdadeiros somos mais encontramos pessoas que pensam como nós.

Então seja você mesmo. Seja você mesma.
não importa o que lhe digam(**)

Então agora você está mesmo sem grana mas quer fazer alguma coisa especial.

Nunca esqueci um anjinho de cristal que o Roger me deu. Aqueles que brilham no escuro para sinalizar. Foi o primeiro presente. Muito simples mas muito bonito e cheio de significados.

Ele é bem mais novo do que eu. Na época só estudava. O que eu poderia exigir dele? Ali já estava acho que metade da sua mesada.

De outra vez me levou para jantar.

E sempre me encantou.

Eu gosto de ganhar presentes. Todo mundo gosta.

Agora é feio você estar totalmente zerado, né? Aí melhor presente: um emprego!
Um homem não deve desejar uma mulher se não tiver culhões ou tostões. Isso já dizia minha avó. Então pense nisso também! Faça o favor.

Pode ser um belo par de brincos. É baratinho e toda mulher quanto mais brincos, melhor.

Ok. Legal uma bela declaração no grupo do whatsapp que frequentam juntos. Ou no facebook. Mas, por amor, sem fotos de flores lindamente arranjadas num vaso ou bolos cobertos de pasta americana.

Seja verdade. E vai ser lindo.

Mesmo que a relação não seja profunda. O dia dos namorados e namoradas não é restrito a relacionamentos “pra casar”. Há que comemorar amigo que a gente beija na boca. Abraços que nos fazem falta. Cúmplices. Todo mundo a gente namora um pouco.

Eu  namoro um monte de gente…

Elas não sabem, mas eu namoro!

(*)

Caminhante

Caminhante, são teus passos
o caminho e nada mais;
Caminhante, não há caminho,
faz-se caminho ao andar.
Ao andar se faz caminho,
e ao voltar a vista atrás
se vê a senda que nunca
se voltará a pisar.
Caminhante, não há caminho,
mas sulcos de escuma ao mar.

Antonio Machado
Poema XXIX de Provérbios y Cantares

@-;–

Poema original, em espanhol: Caminante

Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace el camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante no hay camino
sino estelas en la mar.

Antonio Machado
(**) Muitos anos atrás conversamos somente por mail. Antes do whatsapp, do face. Usávamos preferencialmente grupos do Yahoo. E em um dos grupos que eu participava, alguém assinava sempre assim.

“Seja você mesmo, não importa o que eles digam”

Eu amava e adorei pra vida. Pra mim é filosofia de vida mesmo. Mas não sei o autor. E me sinto super mal quando me aproprio mas não tenho como evitar.

Qual o melhor presente pra Dona?

Anúncios