Muitas pessoas me procuram para pedir conselhos sobre como montar uma loja de produtos eróticos. Não é nada complicado mas é bom conhecer um pouco mais sobre o seguimento e trabalhar com expectativas reais.
Algumas pessoas querem abrir uma loja porque acham muito charmoso. Outras acreditam que é um negócio milionário.
Charmoso? É sim! Eu acho! Em alguns momentos você vai precisar de fôlego para responder perguntas em uma roda de amigos. As pessoas sempre têm muita curiosidade sobre esse tema. Sexualidade é um tema vivo e apaixonante.
Mas não é sempre assim. Você vai lidar com preconceito muitas vezes. Primeiro o preconceito entre familiares, amigos. Acontece e você pode enfrentar isso apenas mostrando seriedade na condução do negócio. As pessoas acabam compreendendo e respeitando.
Mas o preconceito mais complicado é de parte de algumas empresas que não desejam você como parceiro. Hoje está mais simples mas já teve uma época em que a Visa e o Itau recusavam parceria.
Quanto a ganhar muito dinheiro… Acho que sim desde que se entenda que os ganhos são proporcionais aos investimentos como em qualquer negócio. A margem de lucro é a mesma de qualquer comércio. Muitos anos atrás você tinha um perfil de consumidor cujo maior desafio era “entrar” na loja. Uma vez lá dentro, ele comprava sem questionar preço e por isso algumas empresas chegavam a trabalhar com margem de 400 e até 500% !! Isso acontecia há mais de 20 anos. Hoje não. Há milhões de lojas e o cliente faz pesquisas pelo telefone, pessoalmente ou pela internet. Então você pode até tentar trabalhar com uma margem alta mas há uma grande chance da concorrência te engolir.
A concorrência nesse setor é bastante complicada. Merece até uma postagem especial porque você não concorre apenas com outros lojistas, mas também com sacoleiras, lojas virtuais (como é hoje o modelo da Via Libido) e pior: você muitas vezes vai concorrer com o próprio fabricante que trabalha no varejo e no atacado diminuindo absurdamente a margem para o lojista.
Alguns fabricantes fazem parecer que é mágica e que basta você comprar um monte de produtos, abrir uma porta e um monte de dinheiro aparece na sua conta bancária. Não. Não é assim que funciona. Pensar assim não daria certo em negócio algum , menos ainda em um comércio tão específico como este.
Pode sonhar mas fique com os pés bem firmes no chão.
É bom considerar o seu perfil e ver é condizente com o perfil das pessoas envolvidas nesse negócio. Posturas, visão de mundo. Se você acha que sexo é coisa do outro mundo vale a pena repensar se este é o negócio certo para você.
Poxa… nem fazia ideia que os bancos e cartões de crédito não aceitavam…
CurtirCurtir
Sim! Esses fatos que narrei são um pouco antigos, 20 anos. Mudou muita coisa mas tipo, a Redecard até hoje não aceita a minha loja. Diz ela que recebeu de que vendo cigarros… Um alegação absurda assim.
O Itaú recusou fazer seguro pra minha loja porque disse que havia risco grande de incêndio, mais ou menos a imagem era de que havia um bordel ali e não uma loja como qualquer outra.
É complicado mesmo esse setor.
O Facebook não me deixa patrocinar. Diz que é impróprio, mesmo que eu sempre tenha o cuidado de não expor produtos muito fáceis de identificar.
E libera gente vende pomadas milagrosas para rugas…
Vai entender!!
CurtirCurtir