rss

Antes, quando você queria ver se havia alguma novidade em seus sites e blogs preferidos, era necessário visitar um por um. E quando não havia nada de novo, além de frustrante, a procura se revelava uma grande perda de tempo.

Agora, com o RSS a coisa mudou. As novidades vêm até você! É impressionante como esse sistema lhe economiza tempo precioso e ainda te mantem a par das últimas novidades!

Assinando um RSS você pode comodamente acompanhar por exemplo:
– As atualizações de um blog ou um site;
– O tópico de um fórum;
– Os comentários daquele post daquele blog;
– As últimas de um site de notícias;

Tudo isso sem precisar visitar suas respectivas páginas!

Assista ao vídeo abaixo e veja como o RSS transformará a maneira de você antenar-se na Web.

RSS no Firefox
De uma forma bem prática, é possível se inscrever num RSS usando esse fantástico navegador. Quando um site ou blog fornece feeds, dados atualizados do conteúdo da página web, um ícone RSS surge na barra de endereços do Firefox, como no exemplo abaixo. Ao clicá-lo, você é redirecionado à página de inscrição do RSS.

Isso é bom porque, além de prático, alguns blogueiros e donos de sites, por não conhecerem o recurso do RSS, deixam de fornecer links para assiná-los.

O Firefox também possui boas extensões que lidam com RSS. A minha preferida é o Brief. Essa extensão simplesmente transforma o Firefox em um leitor de feeds! Sua grande vantagem é que os feeds se integram aos Favoritos e assim é fácil organizá-los. Outra vantagem é a possibilidade de arranjá-los em subpastas, ao contrário do Google Reader, por exemplo, que só permite a criação de pastas, nada de subpastas.

brief

A desvantagem é que os feeds são armazenados em seu HD e portanto ocupam espaço. Outra desvantagem é que na hora de atualizar os feeds, o Firefox fica um tanto lento. É possível configurar o intervalo de tempo em que o Brief deve se atualizar. Eu prefiro desativar a atualização automática. Só o atualizo quando pretendo ver o que há de novo nos meus sites e blogs preferidos.

Um alerta
RSS e Feeds são VICIANTES!

É sério. Sempre que conheço algum site ou blog novo, eu procuro automaticamente pelo ícone laranja com ondinhas.

Se interesssou, então aproveite e assine nosso RSS e receba fotos, vídeos e tudo mais desse blog “sem sair de casa”: http://feeds.feedburner.com/rainhafragil

Obrigado.

E feed-se!

* * *

Mais informações:
RSS do G1
Wikipédia – RSS
Wikipédia – FEED

Anúncios